sexta-feira, 22 de novembro de 2013

A ATUAL FORÇA ECONÔMICA EUOPEIA

                                               A  L  E  M  A  N  H  A

            Alemanha - capital Berlim, com  82 milhões de habitantes, a 3ª. maior população da União Europeia, com  357.021 km.2 de território na Europa Central, com 16 estados membros (Lânder), fazendo divisa ao Norte com  o Mar do Norte, Dinamarca, e Mar Báltico, ao leste com a Polônia, e República Checa, ao sul com a Áustria, Suíça e a oeste com a França, Luxemburgo, Bélgica e Países Baixos.  Oficialmente é chamada de República Federal da Alemanha, república democrática parlamentarista (Chanceler: Angela Merkel). Berlim é a maior cidade. Membro da ONU, OTAN, G 8, G 20, OCDE, e da OMC. Grande potência mundial, a 4ª. maior economia do mundo, sendo o 2º. Maior exportador/importador de mercadorias. Em despesas militares e o 6º. Orçamento, mas em ajuda ao desenvolvimento mundial é o 2º. maior orçamento do planeta. Desenvolveu um alto padrão de  vida e um sistema  global de segurança social. Líder científico e tecnológico, tem posição de destaque e liderança na Europa e no mundo. Sua bandeira é tricolor, na horizontal: preta, vermelha e amarela (dourada).
            A região chamada Germânia era habitada por diversos povos (tribos) germânicos e já era conhecida dos Romanos antes do ano 100 d.C. Depois de mil anos passaram a formar o Sacro Império Romano-Germânico (sec. X) que durou até 1806. No sec. XVI o norte da Alemanha tornou-se o berço da Reforma Protestante. Em 1871 foi unificada pela 1ª. vez em razão da guerra Franco-Prussiana (Estado-nação).
            Em 1949, após a 2ª. Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida em dois estados: Alemanha Ocidental, sob a in fluência dos USA, Inglaterra e França, oficialmente República Federal da Alemanha, e Alemanha Oriental, oficialmente República Democrática Alemã, sob influência da URSS. A Alemanha foi reunificada em 1990, após a queda do Muro  de Berlim, construído pelos russos para impedir a passagem de alemães orientais para o outro lado ocidental. A Alemanha Ocidental foi uma das fundadoras da Comunidade Europeia em 1957, mais tarde União Europeia em 1993. O país é parte do espaço Schengen e adotou o euro como moeda em 1999.
            Germânia era um termo usado pelos romanos para definir o território que começava no Rio Reno e ia até os Urais. Havia também o Rio Danúbio. No local viveram as tribos: alamanos, francos, catos, sicambros, turíngios, anglos, saxões, frísios, suevos, vândalos, godos (ostrogodos e visigodos), lombardos Foram cristianizados a partir de 723 d.C., sendo essa religião confirmada por Carlos Magno durante seu império.
            Sacro Império Romano-Germânico de 962 a 1806, dominado a partir do sec. XV pela Dinastia dos Habsburgo e o Reino da Prússia, extinto pelas Guerras Napoleônicas. Depois de queda de Napoleão o Congresso de Viena fundou a Confederação Germânica (Deutscher Bund) com a união de 39 Estados Soberanos. A Revolução Francesa influenciou a juventude alemã e surgiu o nacionalismo. Em  1848 começou a Revolução dos Estados Alemães. Em 1866 Bismark venceu a guerra Austro-Prussiana, criando a Confederação Norte-Germãnica (Norddeutscher Bund) e excluindo a Áustria (ex - líder dos estados alemães).
            Império Alemão: de 1871 (quando foi unificada e criada a Alemanha moderna, com a derrota da França na guerra franco-prussiana)  a 1918, tendo o Reino da Prússia como seu maior constituinte.  Bismark e o Imperador Guilherme I conseguiram expandir o Império Alemão e isolar a França, com  manobras econômicas e políticas bem sucedidas. A Áustria estava fora desse império e os alemães tinham a Rússia como aliada.
            Com Guilherme II as coisas mudaram, já que esse não teve a mesma habilidade de seu antecessor. Por causa disso a França conseguiu uma aliança com  o Reino Unido e Rússia e os alemães é que ficaram isolados. Teve início o período armamentista (Paz Armada). O imperialismo alemão e outras potências europeias dividiram a África entre eles (Conferência de Berlim), o que desagradou as grandes potências do mundo e levou à 1ª. Guerra Mundial, com o assassinato do Príncipe da Áustria em 28/6/1914. A Alemanha como parte dos Impérios Centrais foi derrotada pelos Aliados num  dos mais sangrentos conflitos de todos os tempos. A Revolução Alemã começou em novembro de 1918 e forçou o Imperador Guilherme II e todos os príncipes a abdicar. Um armistício foi assinado em 11/11/1918, obrigando a Alemanha a assinar um Tratado em Versalhes em junho de 1919. Os derrotados foram ignorados, humilhados e submetidos a pesadas indenizações, o que acabou levando à ascensão do NAZISMO  e  à  2ª. Guerra  Mundial.
            Surgiu a República de Weimar que durou de 1919 a 1933. Em 1918 foi fundado os Partido Comunista por Rosa de Luxemburgo e Karl Liebknecht e em 1919 o Partido Nacional Socialista Alemão dos Trabalhadores ( Partido Nazista).  Em 30 de janeiro de 1933 Adolf  Hitler foi nomeado 1o. Ministro pelo Presidente Paul Von Hindenburg, surgindo o Terceiro Reich que durou até 1945. Em 1938 Hitler anexou a Áustria e depois firmou um pacto com os Russos para evitar uma guerra em duas frentes, pacto esse que ele mesmo romperia em 1941. Logo depois o Japão atacou a base americana no Pacífico de Pearl  Harbor e em seguida a Alemanha declarou guerra aos USA (esses foram os principais erros estratégicos nazistas que acabaram por derrotá-los).
            Os nazistas perseguiram judeus, comunistas, ciganos, homossexuais, maçons, dissidentes políticos, padres, pregadores, adversários religiosos, deficientes físicos, e outros,  assassinando cercas de onze milhões de pessoas, segundo consta, dentre eles seriam 6 milhões de judeus (holocausto) e 2 milhões de poloneses (genocídio). No total a guerra matou 35 milhões de pessoas.
            Com a rendição alemã em 08/5/1945, quando os soviéticos ocuparam Berlim,  a Alemanha foi divida em dois blocos  (Oriental (URSS) e Ocidental (USA), sendo reunificada em 03/10/1990 com a queda do  Muro de Berlin, que fora construído em 1961 e era o símbolo da Guerra Fria entre USA  e  URSS. Morreram cerca de 10 milhões de alemães, entre soldados e civis, resultando também na perda de territórios, e a expulsão de cerca de 15 milhões de alemães de antigos territórios orientais e de outros países, além da destruição de várias grandes cidades.
            Em 03/10/1990 a Alemanha readquiriu sua autonomia, com  a renúncia de URSS, USA, França e Inglaterra à divisão da mesma. Daí em diante a Alemanha passou a ser uma só, um  só país. Em 1994 Berlin foi escolhida a capital federal e em 1999 a mudança do governo  foi concluída. A partir da reunificação a Alemanha passou a ter um papel preponderante na  U E.
            A Alemanha é um exemplo em respeito ao meio ambiente, em educação, saúde, segurança, desenvolvimento econômico e científico, sendo uma federação democrática parlamentarista. É chamada de berço dos dos poetas e pensadores, tendo figuras ilustres como Bach, Beethowen, Brahms, Wagner, Strauss, Kant, Hegel, Marx, Engels, Nietzsche .
            Apesar de suportar o peso da derrota em duas guerras mundiais e de ficar dividida por mais de 40 anos, é hoje uma potência mundial e líder da comunidade europeia.
                                               SP: 22 de novembro de 2013.

                                               GILBERTO BARBOSA DA SILVA
                                                           A d v o g a d o
                                                           Email: gbs.1977@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário