segunda-feira, 18 de novembro de 2013

NINGUÉM ESTÁ ACIMA DA LEI

                       A  ÉTICA  E  A   INCOERÊNCIAS  DO  PARTIDÃO
            Ouvi pelo rádio um advogado do PT reclamar que Genoíno deveria cumprir Prisão Domiciliar em SP porque é cardíaco e que impedi-lo de exercer seu mandato de deputado federal seria uma incoerência !
            Outro nobre causídico dos “mensaleiros” reclamava do porque de seu cliente ter sido mandado para Brasília se deve cumprir pena onde tem domicílio que é SP, opinião que teria a solidariedade de alguns Ministros do STF !
            Gostaria de fazer algumas observações a respeito das posições acima expostas: 1-com relação a Genoíno é interessante observar como ele poderia cumprir Prisão Domiciliar em casa (ou mesmo a Prisão em Regime semi-Aberto) em São Paulo e enfrentar o “stress” de ter que viajar todos os dias e participar das tumultuadas sessões do Parlamento em Brasília tendo uma grave doença no coração ?!
2-os crimes praticados pelos “mensaleiros” ocorreram em Brasília e o Tribunal que prolatou a sentença condenatória também fica na Capital Federal, pela competência ratione loci”, “ratione materiae” ou “ratione personae”. Consequentemente, o Juízo de Execução das Penas e que irá decidir onde e como será o cumprimento das mesmas deverá ser também o de Brasília. Portanto, não entendemos toda essa indignação dos ilustres juristas com relação à apresentação dos condenados presos em Brasília, “permissa máxima vênia”.
            Li também que quanto maior os honorários dos advogados dos “mensaleiros” maior será o drama montado para prolongar o desfecho do julgamento,  comentário esse que teria advindo de outro Ministro do STF, com o qual somos obrigados a concordar.
            A grande verdade  é  que os “condenados do mensalão” estão é exercendo o “jus sperniandi”,  já que  não deveriam acreditar jamais que poderiam ir para a cadeia, quebrando uma máxima secular de que o cárcere não foi feito para os poderosos.
            Mas essa pratica foi quebrada e o exemplo dado pelo STF devolve ao cidadão brasileiro de bem parte da confiança no Poder Judiciário, bem como resgata parte de sua dignidade auto-estima, que estavam em baixa há muito tempo, diante do caos gerado por essa impunidade revoltante dos criminosos do colarinho branco.
            Acreditamos que até a nível internacional o Brasil vai passar a ser encarado com mais seriedade e respeito a partir desse divisor de águas, confirmando que  ninguém, por mais rico, poderoso ou famoso que seja, pode ficar acima da lei.
                                               Cotia, 18 de novembro de 2013.

                                               GILBERTO BARBOSA DA SILVA
                                                           A d v o g a d o

                                               Email: gbs.1977@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário