domingo, 27 de outubro de 2013

OS ITALIANOS REPRESENTAM MAIS DE 15% DE NOSSO POVO

I  T  Á  L  I  A

            A Itália,  capital  Roma, fica no centro-sul da Europa, fazendo fronteira ao norte com a França, Áustria, Suíça e Eslovênia ao longo dos Alpes. Ao sul da península faz fronteira com as duas maiores ilhas: Sicília e Sardenha, além de várias outras ilhas menores. Tem dois enclaves: O  Vaticano (Tratado de Latrão de 1929)  e San Marino (Estados Independentes dentro de seu território), bem como tem um enclave na Suíça: Campione d’Itália. Seu território mede 301.338 KM2, com uma população de 61 milhões de habitantes (a 5ª. da Europa e a 23ª.  mundial). É a 4ª. economia da Europa e a 8ª.  mundial, 10º. maior PIB do planeta, 6º. maior orçamento, e o 9º. maior orçamento de defesa, com acesso às armas nucleares da OTAN (via USA). Faz parte do G 8, G 20, OTAN, OMC, ONU, tendo a 3ª. maior reserva de ouro do mundo, sendo fundadora da União Europeia e fazendo parte da zona do euro.
            Roma foi durante séculos o centro político e religioso da civilização ocidental,  como capital do Império Romano, sede da Santa Sé. Após  o declínio do império (sec. IV) a Itália sofreu várias invasões pelos germanos, lombardos, ostrogodos, bizantinos, e normandos. Séculos depois a Itália formou as República Marítimas: Veneza, Gênova, Pisa e Amalfi. Foi palco do Renascimento (movimento cultural que veio a influenciar a Europa e o mundo). Após a queda do império a Itália fragmentou-se em vários reinos: Reino de Sardenha, Reino das Duas Sicílias, Ducado de Milão, e cidades-Estado. Em  1861 foi unificada  (“Il Rissorgimento”) com o apoio do rei da Sardenha Vitor Emanuel, da Casa de Saboia, tendo como arquiteto da unificação o Conde Camilo Benso de Cavour, e como executor Giuseppe Garibaldi, com auxílio da França e do Reino Unido que desejavam uma frente contra os Habsburgo. A primeira capital foi Turim (antiga capital do Reio da Sardenha), depois Florença (1864) e finalmente Roma a partir de 20/9/1870. Até a 2ª. Guerra Mundial (quando foi derrotada juntamente com a Alemanha e o Japão, que formaram o Eixo, ocasião em que era dominada pelo facista Benito Mussolini) possuía um vasto império colonial formado até a Líbia, Eritreia, Somália, Etiópia, Albânia, Dodecaneso, e uma concessão em Tianjin (China), além de Trentino, Trieste, Ístria e Fiume (por imposição do USA, Reino Unido e França após a 1ª. Guerra Mundial).
            A Itália tem uma qualidade e um  padrão de vida dos mais elevados do  mundo, o mesmo podendo se afirmar com relação à escolaridade, tendo enorme influência na história, na cultura e nas artes no mundo. Sua capital Roma tem mais 2,5 milhões de habitantes, Milão mais 1,3 milhão, Nápoles e Turim  mais de 900 mil habitantes. É a maior colônia de Europeus no Brasil, dividida entre SP, RS, SC, PR (a imigração para o BR começou em 1880/1930). O formato do país  lembra uma bota e sua bandeira é tri-color (na vertical) Verde, Branca e Vermelha.
            EXPOENTES ITALIANOS:
Artes Plásticas: Michelangelo, Leonardo Da Vinci, Donatello, Botticelli, Caravaggio, Bernini, Ticiano, Rafael.
Literatura: Dante Alighieri (Divina Comédia), Boccaccio, Castiglione, Luigi Pirandello.
Poetas: Tasso, Ariosto, Leopardi, Petarca (sonetos).
Filósofos: Bremo, Ficino, Maquiavel, Vico, Gentile, Eco.
Ciência: Galileu Galilei, físico, matemático, filósofo, astrônomo, com várias descobertas e invenções, foi fundamental na revolução cientificada época.
Música: Claudio Monte Verdi (onde nasceu a ópera), Palestrina, Corelli, Vivaldi, Paganini, Rossini, Verdi, Pucini, Berio e Nono (o piano e o violino são instrumentos que surgiram na Itália).
Cinema: Diretores: Roberto Rosselini, Vitório De Sica, Luchino, Visconti, Felini, Sergio Leone, Pasolini, Scola.
                 Atores: Sophia Loren, Gina Lo,lobrigida, Marcelo Mastroiani, Vitório Gasman, Anna Magnani,  Mionica Vitti, Roberto Benigni.
Navegadores: Américo Vespúcio (florentino) e Cristovão Colombo (genovês) que descobriu a América em 1492 a serviço da Espanha.
            A Itália tem tradição nos esportes: futebol, basquete, vôlei, ciclismo, tênis, entre outros. Na culinária: massas, pizzas, lazanhas (que os brasileiros adoram).
            No Brasil vivem cerca de 25 milhões de descendentes de italianos (“oriundis”), maior população de italianos fora da Itália. Em São Paulo, onde se concentra mais da metade deles, há várias festas para comemorar sua fé: no mês de maio, no Brás, a festa de N.S. de Casaluce (napolitanos), em agosto no Bixiga a festa de N.S. de Achiropita, em setembro na Móoca a festa de San Gennaro, com muita comida, danças e muita alegria, tradicionais desse povo feliz que adotou nosso país como segunda pátria.
                                   SP: 27 de outubro de 2013.

                                   GILBERTO  BARBOSA DA SILVA
                                               A d v o g a d o
                                              Email: gbs.1977@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário