quarta-feira, 23 de outubro de 2013

O QUE FAZ A ONU DIANTE DE TANTAS VIOLAÇÕES DE DIREITOS HUMANOS NO MUNDO ?

                       ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS  (ONU/NU)

            Qual é o verdadeiro papel da ONU nos problemas mundiais?
            A ONU foi criada em 1945, após a 2ª. Guerra Mundial, com o escopo de promover a Paz Mundial e a cooperação entre as nações inscritas (193), para o desenvolvimento econômico e social dos países membros, e preservação dos direitos humanos. Para tanto conta com escritórios no mundo todo, possuindo a Assembleia Geral, o Conselho de Segurança que tem cinco membros permanentes com poder de veto (China, Rússia,  França, Inglaterra e USA), Conselho Econômico e Social, Secretariado, Tribunal Internacional para julgar os crimes contra a humanidade, OMS, PAM, UNICEF e outros, cada qual com sua função específica.
            Todavia, diante do que está ocorrendo na Síria e no Congo pergunta-se: “qual é o verdadeiro papel da ONU na solução dos problemas mundiais ?”.
            No Congo, em duas décadas de conflito, cerca de 6 milhões de pessoas foram mortas, a metade crianças (segundo a UNICEF), na luta entre o governo e o grupo rebelde M 23 que mata, estupra, chacina e  à força recruta crianças para seu exército (crianças a partir de oito anos de idade).
            A matança começou em Ruanda, com uma limpeza étnica (genocídio) que depois atravessou a fronteira para a República Democrática do Congo.
            O General Carlos Alberto dos Santos Cruz, do exército brasileiro que comanda a tropa da ONU no leste do Congo, acha que a luta é por poder e dinheiro (contrabando de ouro). Tendo assumido o comando dos               “capacetes azuis” em junho de 2013,  o oficial brasileiro já foi elogiado pelo Conselho de Segurança da ONU por ter expulsado de Goma os rebeldes do M23, dando uma maior sensação de proteção ao povo local.
               Na Síria, em quase dois anos de conflito, já foram mortos mais de cem mil pessoas, muitas através de armas químicas que são condenadas pela própria ONU. A Arábia Saudita está criticando os USA em razão de sua aparente apatia diante do conflito sírio e por sua aproximação com o Iran, propalada pela imprensa internacional.
            A grande verdade é que fica evidente que a ONU poderia fazer muito mais do que está realizando nessas situações, mas deixa de fazê-lo mais por questões políticas, acreditamos nós.
            Realmente, é profundamente lamentável verificar o que está ocorrendo no continente africano, com a degradação total do ser humano e a total falta de respeito aos direitos humanos mais  rudimentares.
                                   SP: 23 de outubro de 2013.

                                   GILBERTO BARBOSA DA SILVA
                                               A d v o g a d o

                                   Email: gbs.1977@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário