sábado, 3 de agosto de 2013

SER OU NÃO SER / PAIS E FILHOS

                                            O DESAFIO DOS PAIS

            Colocar filhos no mundo é fácil, o duro e criá-los, diz o ditado popular. Essa afirmação, hoje em dia, é mais atual do que nunca e de uma profundidade imensa.
            Ao nosso ver a dificuldade maior está na distância entre pais e os filhos que ocorre hoje em dia. Os fatores são os mais diversos. Mas, entre os principais motivos estão: a falta de diálogo entre os pais e filhos, a falta de tempo dos pais para dialogar com sua prole, na maioria das vezes porque eles trabalham fora para sustentar e dar aos filhos o que eles mesmo não tiveram, falta de capacidade de entendimento dos pais com relação aos anseios dos filhos, falta de valores reais e falta de disciplina, de freios, de limites que devem ser impostos pelos pais aos filhos.
            Uma das causas desses problemas todos é a Internet (Web), redes sociais eletrônicas que despejam milhares de informações em questão de segundos, para as quais os mais velhos não estão preparados para lidar, na maioria dos casos. Todavia, o melhor caminho não é bater de frente com os filhos em razão disso, muito ao contrário, o caminho indicado é o dialogo, mostrar a eles os verdadeiros valores que unem a família e que são eternos, não efêmeros como muitas ilusões que lhes são apresentadas pela mídia eletrônica. Os pais devem dar o exemplo para que possam impor limites aos filhos. Sem esses limites mais tarde você é que poderá chorar, então deixe que eles chorem hoje, se for o caso.
            Impor limites, disciplina, demanda coragem, determinação, responsabilidade dos pais. Isso não é fácil e os pais têm que estar preparado para essa missão, ou então procurar os meios para isso.
            Você pode pecar por ação, nunca por omissão. No futuro a  omissão leva à desilusão. Desilusão  gera frustração, que pode levar à  depressão e muitos outros males para espírito, para alma e para a vida.
            Os filhos querem e necessitam da  autoridade  dos pais, mas autoridade não se impõe, ele deve brotar naturalmente.
            Procure entender os anseios de seus filhos, suas inseguranças, seus sonhos, mas não permita que isso possa ser usado como chantagem emocional contra os seus próprios anseios e esperanças.
            Ser pai e mãe não é fácil, mas também não e nada fácil ser adolescente  nos dias de hoje. Para uma convivência sadia e uma vida feliz o principal é  o  respeito e o amor mútuo, com muito diálogo.
                                   SP: 04/8/2013.

                                   GILBERTO BARBOSA DA SIL VA
                                               A d v o g a d o
                                   Email:  gbs.1977@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário