quinta-feira, 15 de agosto de 2013

ALAGOAS, UMA BELEZA NATURAL DO BRASIL

PECULIARIDADES BRASILEIRAS – AL

                        ALAGOAS, capital Maceió. Fica no nordeste brasileiro, com extensão de 27.767 KM2, penúltimo em tamanho dos estados brasileiros,  com 102 municípios, 16º. em população = 3.120.922 (censo de 2010). Municípios mais importantes: Maceió com 943.000 habitantes, Arapiraca (agreste) com 220.000 habitantes, Palmeira dos índios (agreste) com 70.558 habitantes, Rio Largo com 68.885 habitantes, União dos Palmares com 62.645 habitantes. Limites: Pernambuco (N/NO), Sergipe (S), Bahia  (SO)  e  Oceano Atlântico (L). Um dos maiores produtores de cana-de-açúcar  e coco-da-baia do nordeste. Terra do sururu, marisco das lagoas, que alimenta a população litorânea, junto com a água de coco.
                        Alagoas pertencia à capitania de Pernambuco, somente  conseguindo a autonomia em 1817. Primeiras localidades: Porto Calvo, Alagoas (atual Marechal Deodoro) e Penedo.
                        Durante a invasão holandesa (1631/1645) houve ferozes combates em Porto Calvo, além de várias fugas de escravos de PE e BA, que formaram comunidades denominadas quilombos, sendo o mais famoso deles o Quilombo de Palmares do Rei Ganga-Zumba e seu sobrinho ZUMBI, que chegou a abrigar mais de 20.000 escravos. Isso causou problemas para a mão-de-obra na região, sendo que o problema durou quase um século, somente sendo totalmente resolvido com a destruição do Quilombo dos Palmares que foi atacado por três coluna aos mesmo tempo, uma paulista comandada por Domingos Jorge Velho, uma pernambucana comandada por Bernardes Vieira de Melo, e outra alagoana comandada por Sebastião Dias .
                        Alagoas é chamada terra dos marechais porque ali nasceram o Marechal Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, tendo outras figuras ilustres como o antropólogo Arthur Ramos, maestro Heckel Tavares, filólogo Aurélio Buarque de Holanda, poeta Jorge Lima, juristas Pontes de Miranda e Marcos Bernardes de Melo, os escritores Jorge Lima, Ledo Ivo e Graciliano Ramos.
                        86%  do território alagoano está abaixo dos 300 metros de altitude, 36% da população é de brancos, 3% de negros e 59% de pardos.
                        Principais rios: São Francisco, Camaragibe, Mundaú, Paraiba do Meio, Marituba, Traipu, Ipanema, Capiá e Moxotó.
                        Sua economia baseia-se na agricultura (abacaxi, coco, cana-de-açúcar, algodão, milho, Arroz, feijão, fumo, mandioca), e em várias in dustrias.
 75% do açúcar consumido na Rússia é exportado por Alagoas.
                        É o maior produtor de gás natural  do país (ALGÁS), além de  produzir também petróleo e  álcool.
                        É um dos três principais pontos turísticos do Brasil, segundo a agência de viagens CVC, sendo visitados por turistas italianos, ingleses, americanos, alemães, e outros,  além dos brasileiros. Seus pontos principais são: Maragogi e Japaratinga (resorts), praias de Pajuçara, Ipioca, da Sereia, Praia de Cruz das Almas, Praia do Gunga.
                        É um estado com um povo alegre, hospitaleiro, muito amável, com belezas naturais esplendias e que deve ser visitado por todos que desejam curtir uma vida saudável.
                                               SP: 15/agosto/2013.

                                   GILBERTO  BARBOSA  DA  SILVA
                                               A d v o g a d o

                                   Email: gbs.1977@hotmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário