domingo, 11 de agosto de 2013

AS BELEZAS DE SERGIPE

                        PECULIARIDADES DO BRASIL – SERGIPE (SE)

            Sergipe,  cuja capital é Aracaju, fica no nordeste brasileiro, com área de 21.910 KM2, sendo o menor estado do Brasil, com população de 2.068.031 (censo 2010). Limites: a Leste Oceano Atlântico; a Oeste e Sul Bahia; ao Norte Alagoas, do qual está separado pelo Rio São Francisco.            Sergipe tem 75 municípios, sendo os maiores: Aracaju, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro , São Cristovão, Itabaiana,  Lagarto e Estância. Emancipou-se politicamente da Bahia em 08/07/1820, havendo indícios de ocupação humana desde 9.000 a.C. através de achados arqueológicos, permitindo classificar esses povos em três culturas: Canindé, Aratu  e  Tupis-Guanari.   Sergipe significa rio dos siris, em tupi.
            No sec. XVI teve início as colonização e nessa época a costa brasileira foi invadida por navios franceses que buscavam o páu-brasil, algodão, pimenta da terra, que trocavam por bugigangas (escambo) com os índios. No sec. XVII houve grande miscigenação entre portugueses e índias. 47% do estado encontra-se dentro do polígano das secas. Fica a 300 metros acima do nível do mar, em média. Sua população é composta por 30% de brancos, 5% de negros, e 63% de pardos. Sua economia baseia-se na agropecuária (5,2%), industrias (33%) e serviços (61,8%). Exporta suco de laranja, cimento, açúcar, calçados. Explora recursos naturais como petróleo, gás natural, calcário, potássio. Tem a maior mina de potássio do hemisfério sul.
            Tobias Barreto, um de seus expoente  na literatura tem a cadeira no. 38 da A B L . Na música existem vários destaques: Chiko Queiroga e Antonio Rogério, José Augusto Sergipano, Sulanca, Laartae, NaurEa, Maria Scombona, e a Banda Calcinha Preta.
            Folclore: elementos da cultura indígena, africana, e europeia - reisado, parafusos guerreiros, Lambe-Sujos, forró-cajú, festa junina que dura 14 dias. Tem micaretas: Pré-caju, micabã e Festa de Senhora de Santana. Tem a maior árvore de natal do mundo, com 122 metros às margens do Rio Sergipe. Tem o calçadão 13 de julho na Av. Beira Mar.
            Pontos Turísticos: Praias  de Atalaia, de Aruana,  de Refúgios, dos Náufragos, do  Robalo, de  Mosqueiro, no litoral sul de Aracaju.
            Em Itabaiana tem comércio de joias. Tem também um carnaval animadíssimo, além dos passeios no Rio São Francisco, o Lago em Canindé a 186 de Aracaju, e muitas outras atrações maravilhosas que vale a pena conhecer.
                                               SP: 11/agosto/2013.
                                     
                                   GILBERTO BARBOSA DA SILVA
                                                  A d v o g a d o
                                     Email: gbs.1977@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário