terça-feira, 6 de agosto de 2013

O RESPEITO AO MEIO AMBIENTE COMEÇA NO LIXO

                            L I X O – UM PROBLEMA MUITO SÉRIO

                        Segundo estudo dos especialistas na área, cada ser humano produz, em média, de 800 a 900 gramas de lixo por dia, podendo chegar a l  kg. por pessoa. Somos mais de 7 bilhões de habitantes no planeta e dá para calcular o problema de 7 milhões de toneladas de lixo sendo produzida todos os dias. Onde colocar tudo isso ?
                        Usando-se de tecnologia atual e educando-se as pessoas, cerca de 90% desse total de lixo pode ser reaproveitado, além de gerar renda de diversas formas e acabar com um problema crucial para a humanidade.
                        A poluição do ar, na terra e mesmo no mar já atingiu níveis alarmantes, tudo isso face à irresponsabilidade inescrupulosa do próprio homem, preocupado apenas com o vil metal e menosprezando ao máximo a natureza.
                        Algumas medidas simples podem ajudar e muito para amenizar esse problema sério. A principal delas consiste na educação do povo, na responsabilidade individual de cada ser humano.
                        A separação do lixo seco (reciclável) do molhado (orgânico) é uma  medida singela e ao mesmo tempo de uma utilidade impressionante. Separando o lixo orgânico você evita  contaminar o material reciclável, que terá  mais valor para os catadores (separadores) que poderão vende-lo por um preço maior nas USINAS de tratamento de lixo.
                        O lixo orgânico poderá transformar-se em adubo, biogás, gás que irá aquecer a água que vai gerar vapor para mover uma turbina para produzir energia elétrica.
                        O lixo reciclável pode transformar-se em vários materiais com retorno econômico certo, dando emprego e inclusão social para várias pessoas.
                        Já existe uma lei obrigando as prefeituras a instalar USINAS DE TRATAMENTO DE LIXO, providência que irá diminuir substancialmente esse sério problema.
                        Mas mesmo assim, sobram alguns problemas, igualmente sérios, que são a destinação de material tóxico como pilhas, baterias, aparelhos eletrônicos  (que deveriam ficar sob a responsabilidade dos fabricantes), bem como o LIXO HOSPITAL (VETERINÁRIO), perigo real e muito grande para a saúde pública. Entendemos que esse lixo deveria ser recolhido em sacos especiais (da cor vermelha, para realçar bem), além de ter que haver uma coleta seletiva específica para esse fim.
                        Mas como é da nossa cultura, ao contrário da europeia, essas medidas só funcionarão de houver leis rígidas a respeito, efetiva fiscalização e severas punições, inclusive pecuniárias para os infratores.
                        EDUCAÇÃO É O MELHOR CAMINHO PARA PRESERVAR A NATUREZA (O MEIO AMBIENTE) EM QUE VIVEMOS.
                                               SP: 06/08/2013.

                                   GILBERTO BARBOSA DA SILVA
                                   Email: gbs.1977@hotmail.com

                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário