sexta-feira, 18 de abril de 2014

SIGNIFICADOS: 6ª. FEIRA SANTA, SÁBADO DE ALELUIA, DOMINGO DE PÁSCOA  E  21 DE ABRIL

            O tríduo pascal, 6ª. feira santa, sábado de aleluia, e domingo pascal tem o significado mais importante nas tradições cristãs.
            Na 6ª. feira Santa comemora-se o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultamento de JESUS CRISTO.
            Páscoa, do hebraico pesah, do latim pascha significa “passagem”.
            Passagem de Jesus Cristo da morte para a eternidade, para os cristãos.
            Passagem da escravidão no Egito para liberdade da Terra Prometida, conduzidos por Moisés, para os judeus.
            Na 6ª. feira Santa não há celebração da Missa (eucaristia), comendo-se o pão abençoado no dia anterior, sendo esse o significado da comunhão dos fiéis com Jesus Cristo.  
            Eucaristia significa a presença do corpo e do sangue de cristo na missa, representados pelo vinho sorvido pelo sacerdote e pelas hóstias servidas aos fiéis. É a comunhão do Cristão com Jesus Cristo consagrada na missa celebrada, que relembra o sacrifício D´ELE na cruz para redimir os pecados da humanidade.
            Pentecoste (a descida do Espírito Santo sobre os Discípulos de Jesus Cristo) é comemorado 50 dias após o Domingo de Páscoa.
            Sábado de Aleluia: dia de malhação de Judas, que traiu Jesus Cristo por 40 moedas de prata.
            Domingo de Páscoa:celebração da Ressurreição de Jesus Cristo, a data mais importante no calendário cristão, não o Natal, como muitos pensam, quando celebra-se o nascimento de Cristo.

            21 DE ABRIL:  data em que se comemora a morte de TIRADENTES (Joaquim José da Silva Xavier), morto como líder da Inconfidência Mineira que foi idealizada pelos “homens bons” (brancos e ricos), ligados aos políticos, que se recusavam a pagar “a derrama”, que era a diferença da arrecadação de ouro para a Coroa Portuguesa, estipulada em 100 arrobas (cada arroba = 15 k), ou seja, 1500 quilos de ouro anuais que deveriam ser enviados para Portugal. Quando a arrecadação não alcançasse esse montante deveria ser completada pelos homens bons”. Foi nessa época que surgiu a expressão” o quinto dos infernos”, referindo-se aos 20% que deveriam ser pagos de impostos aos portugueses.
                                    SP: 18/abril/2014.

                                    GILBERTO BARBOSA DA SILVA
                                               A d v o g a d o

                                    Email: gbs.1977@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário