sábado, 8 de março de 2014

SE NÃO HOUVER BOM SENSO PODE HAVER GUERRA NO LESTE EUROPEU

                                  UCRÃNIA – UM SÉRIO PROBLEMA

            A Rússia começou a ser formada a partir do sec. III por eslavos do leste, por nobres descendentes dos guerreiros vikings. O primeiro estado eslavo foi a RÚSSIA KIEVANA. Kiev é a capital da Ucrânia.
            A partir daí pode-se medir a ligação histórica que há entre a Rússia e a Ucrânia que até 1991 era um país satélite da URSS (a extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas).
            A Criméia é uma região autônoma da Ucrânia, com governo próprio, além do fato de que cerca de 60% de sua população é de origem russa, abrigando ainda a maior base naval russa fora  da Rússia, em ponto estratégico no Mar Negro.
            Com a deposição do presidente ligado ao Presidente Putin o novo governante provisório, de forma imprudente, decidiu que a língua russa não seria mais o segundo idioma do país.
            A Ucrânia depende da Rússia em vários setores. Os USA e a UE propõe amparar o país economicamente se esta sair da esfera de domínio russo.
            Não nos parece ser um a coisa tão simples assim. Primeiro por causa da ligação histórica dos dois países (Rússia e Ucrânia), depois por causa da dependência econômica. Em terceiro por causa da importância estratégica da Ucrânia para a Rússia. Por último, não é crível que o Presidente Putin, ex-chefe da KGB e um estrategista nato, vá facilitar as coisas para o ocidente diante de tudo o que está em  jogo.
            A nós parece que a melhor solução é a política, que será muito difícil, isso por causa da intransigência das partes envolvidas, as quais deverão, como de costume, deixar prevalecer a vaidade,  o egoísmo e o materialismo,  acima dos interesses sociais e humanitários que deveriam ser os primordiais.
            A preocupação real, que deve ser encarada, é que qualquer ato impensado pode levar a uma guerra com consequências imprevisíveis e que pode arrastar vários países ao conflito.
            Todos sabemos como começa um a guerra, mas nunca saberemos como elas irão terminar e quais suas reais consequências.
                                               SP. 08/março/2014.
            DIA INTERNACIONAL DA MULHER. PARABÉNS A TODAS ELAS.

                                               GILBERTO BARBOSA DA SILV A
                                                           A d v o g a d o
                                               Email: gbs.1977@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário