quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

CE-TERRA DO SOL E DE MARAVILHAS NATURAIS

                                   C   E   A   R   Á
            O Ceará e um estado brasileiro, localizado  no nordeste, cuja capital é Fortaleza, com área de 148.825 KM2, com população em torno de 8.8 milhões de habitantes, tendo o 13º. PIB brasileiro, (per capita $10.314,00, sendo o 23º. do BR), sendo governado por CID GOMES, com 22 deputados federais e 48 estaduais, com 3 senadores, fazendo fronteira com: Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, e Pernambuco, com IDH 0,682.
            Cidades mais importantes: Fortaleza, Juazeiro do Norte, Crato (Região Metropolitana do Cariri), Sobral, Itapióca, Iguatu, Aracati, Quixada, Maranguape, São Gonçalo do Amarante,  (Porto do Pecem), totalizando 184 municípios. Tem o maior Parque Aquático da AL  (Beach Park, na praia do porto das Dunas), visitado por um milhão de pessoas por ano. Tem o Estádio Castelão (futebol) para 67.000 torcedores do Ceará, Fortaleza, e outros clubes de futebol).
            Um dos símbolos do CE é a jangada, sendo que 55% de toda a catinga nordestina fica em seu território.
            Terra de várias pessoas ilustres: Raquel de Queiroz, Patativa do Assaré, José de Alencar. Humoristas: Renato Aragão Tom Cavalcante, Chico Anysio. Atores: José Wilker, Gero Camilo, Luiza Tomé.
            Terra do Padre Cícero, milagreiro, político, e venerado no CE.
            Terra da Luz, dizia o jornalista José do Patrocínio, isso porque aboliu a escravidão quatro anos antes da Lei Áurea de 1888. Também chamada de Terra do Sol por esse astro  lá  brilhar  o ano todo.
            O Ceará tornou-se independente de Pernambuco em 1799, abrigando muitos portugueses, sírios, libaneses (que na origem eram “mascates”).
Antonio Conselheiro era de Quixeramubim-CE, e formou uma comunidade de seguidores no sertão da Bahia,  conhecido como  ARRAIAL DOSCANUDOS, que foi destruída depois de várias lutas pelo governo central.
Padre Cícero (final do sec. XIX) atraiu muitos sertanejos para Crato (hoje Juazeiro do Norte) em  1911, tudo isso devido a alta religiosidade que impera no Ceará, de maioria cristã (católica).
O CE tem sete bacia hidrográficas, tendo os Rios Jaguaribe, com 610 KM. de extensão, rio Salgado, rio Banabuiú, rio Acaraú e outros.
Tem muitas palmeiras, dunas e falésias (paredões sedimentares ao longo da costa) em seu litoral de 573 KM.  Atrações Turísticas: Praia de Jericoacara (resorts), Praia de Canoa Quebrada, Praia do Porto das Dunas (Beach Park), Praia do Futuro (barracas enormes e paradisíacas), Praia de Cumbuco (fortes ventos onde os turistas se esbaldam praticando Windsurf), Praia das Fontes, Praia do Morro Branco, Praia do Icaraú, Praia do Presídio, Praia da Baleia, Flecheiras, Lagoinha e outras.
No CE a população é constituída de: 33,8% de brancos, 3,3% de negros, 63,3% de pardos, numa miscigenação entre europeus, ameríndios e africanos.
Economia: Turismo, agraopecuária (frutas e legumes  no Vale do Rio Jaguaribe, de flores na Serra de Ibiapaba e no cariri), comércio e serviços,
Industria de vestuário, alimentícia, metalurgica, têxtil, química, de calçados, mais o Complexo Industrial e Portuário do Pecem, devendo abrigar em breve uma siderúrgica e uma refinaria de petróleo.
            O CE tem o maior radiotelescópio do BR instalado e  Eusébio, destacando-se na energia eólica por causa de seus fortes ventos o ano todo.
            Tem ainda muito folclore, artesanato em cipó, madeira, barro, garrafas com areias coloridas reproduzindo paisagens, cordéis, repentistas, cestas, chapéus de palhas, chinelos e sandálias de couro de jegue.
            É um estado que não dá para deixar de conhecer por causa de seus encantos, sua natureza exuberante e seu povo maravilhoso.
                                   SP: 23/JANEIRO/2014
                                   GILBERTO B AR BOSA DA SILVA
                                               A d v  o g a d o
                                   Email: gbs.1977@hotmail.com
           




Nenhum comentário:

Postar um comentário