sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

BARRIL DE PÓLVORA

                                          ORIENTE   MÉDIO

            O Oriente Médio sempre foi uma região problemática em razão de vários fatores, étnicos, econômicos, religiosos, etc.
            Um dos maiores problemas envolve a disputa entre ÁRABES X JUDEUS, dois povos que disputam uma parte considerável da região.
            Os Árabes, povo heterogêneo do Oriente Médio e África Setentrional, originariamente eram tribos de nômades do deserto, que viviam em constantes deslocações pela areia à procura de água e de melhores condições de vida, partindo da Península Arábica. Eram chamados de beduínos.
            Modernamente, para se saber se um indivíduo é árabe leva-se em consideração  três fatores: 1 - se nasceu num país membro da Liga Árabe (cerca de 300 milhões): 2 - se fala a língua materna árabe ( cerca 200 milhões que falam QUR´AN);   3 - e o fator genealógico.
 Existem árabes cristãos (USA 1/3 dos imigrantes, como efeitos ainda das Cruzadas). Existem ainda árabes judeus (uma minoria). A grande maioria dos árabes é muçulmana.
            A LIGA ÁRABE foi fundada em 1945 no Cairo-Egito, por sete países. Hoje são 22 integrantes no Continente Africano, Asiático e Oriente Médio.
            Os países fundadores da Liga Àrabe foram; Egito, Iraque, Jordânia, Líbano, Arábia Saudita, Síria e Iêmem. Juntaram –se a eles: Líbia, Sudão, Marrocos, Tunísia, Kuewait, Argélia, Emirados Árabes, Bahrein, Catar, Omã, Mauritânia, Somália, Palestina, Djibouti, Comores  e   Eritréia. Os mais influentes hoje são Arábia Saudita e Catar (Qatar), que são acusados pelos demais de submissão aos EUA (USA). Os países que formam a Liga Árabe totalizam 13.953.041 KM2, com o 6o. PIB mundial.
            Arábia Saudita-maior país árabe da Ásia Ocidental, com área de mais de 2 milhões de KM2, constituindo a maior parte da Península Arábica. Faz fronteira com: Jordânia e Iraque(norte), Kuwait(nordeste), Qatar, Bahreim e Emirados Árabes Unidos (leste), Omâ (sudeste), Iêmem (sul), Mar Vermelho (oeste) e com o Golfo Pérsico a leste. População estimada em mais de 25 milhões de habitantes. O Reino da Arábia foi fundado em 1932, após com quistas iniciadas em 1902, por Abd alAziz Al Saud (Ibn Saud) que reconquistou Riad (Capital) e casa ancestral de sua família. É uma monarquia absoluta, teocrática, adotando o Islamismo como religião predominante (95%). Tem as duas mesquitas mais sagradas do Islamismo: al Masjid al-Haran (Meca) e al Masjid na-Nabawi (Medina). É a maior exportadora de petróleo (2ª. maior reserva mundial), além de ter também a 6ª. maior reserva de gás natural do mundo, com uma economia de alta renda per capita, com o 19º. PIB mundial, sendo considerado um dos países mais poderosos do planeta, mantendo a hegemonia da região da Península Arábica. Faz parte da OPEP, G 20. Tem problemas de falta de água (sua extensão territorial é desértica em grande parte), dessalinizando água do Golfo Pérsico. 85/90% da população é sunita, o restante é xiita.  Adotam o alcorão como constituição, seguem a sharia como lei e os ensinamentos do Profeta Maomé (SUNNAH). São criticados pelos defensores dos direitos humanos que os acusam de não permitirem liberdade religiosa, nem liberdade de expressão e discriminarem as mulheres. Têm uma educação de bom nível, o mesmo com relação ao sistema de saúde, que são gratuitos à população. Gostam de futebol e não permitem bebidas alcoólicas, nem carne suína. Têm uma Força Aérea respeitável, com caças F 15, F 16, F 177, U 2, AWACS e TYPHON, que são distribuídos pelos EUA (USA), sendo respeitados também como potência militar regional por causa disso.
                                   SP: 10/janeiro/2014.

                                   GILBERTO BARBOSA DA SILVA
                                               A d v o g a d o

                                   Email: gbs.1977@hotmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário