domingo, 12 de janeiro de 2014

AS TRANSFORMAÇÕES DO ANTIGO IMPÉRIO DE "CIRO-O GRANDE"

                                      I   R   à  (P É R SI A )
            Irâ, capital Teerã, país localizado  no sudoeste asiático, fazendo fronteira com Armênia, Azerbaijão, Turquemenistão, Cazaquistão. Afeganistão, Paquistão, Iraque, Turquia,  Rússia, Golfo Pérsico e Golfo de Amã, com 1.648.195 KM2, com cerca de 77 milhões de habitantes, 2º. País do Oriente Médio em tamanho.
            Até 1935 eras chamado de Pérsia, um império que teve seu esplendor com CIRO, O Grande, em 550 a.C. (Império Aquemênida). No Sec. VII houve a Invasão Árabe com o fim da Dinastia Sassânica e o início do Governo Islâmico. Em 1501 começou a Dinastia Safavid (xiita). Em 1828 o Irâ (Pérsia) cede o Cáucaso á Rússia, após derrota na 2ª. guerra entre ambos. Em 1890  há uma revolta Persa contra as concessões aos ingleses referente ao tabaco.
            Na 1ª. Guerra Mundial, apesar de sua neutralidade, vários combates foram travados no Irã. Em 1921 um Comandante Militar REZA KHAN toma o poder. Em 1926 ele é coroado REZA SHAH PAHLAVI, tendo seu filho Muhmmad Reza como seu príncipe herdeiro e sucessor.
            Na 2ª. Guerra Mundial o Xá Reza Pahlavi apoiava o Eixo, razão pela qual foi deposto pelos russos e ingleses que invadiram o país. Seu filho Mohmmad Reza Pahlavi (simpatizante dos USA) toma seu lugar.
            Em 1951 o Irã nacionaliza a industria de petróleo dominada pelos ingleses que impõe um embargo às exportações do produto.
            Em agosto de 1953 há uma crise entre o Xá Reza Pahlavi e seu 1º. Ministro Mossadegh que é destituído pelo Xá, mas não aceita e rebela-se, obrigando o Xá a fugir para a Itália. A Cia americana e o MI5 inglês promovem a Operação Ajax, derrubam Mossadegh e o Xá volta ao Irã.
            Em 31/3/1961 morre Husan Borujerdi, proeminente MARJA de todos os XIITAS. Emerge o novo líder KOHMEINI, que é professor de Seminários de Qun, onde estabelece uma Sociedade que iria influenciar muita a Revolução Islâmica  do Irã. Em 1962 Kohmeini consegue impedir uma mudança na lei que permitiria o voto feminino e que não muçulmanos concorressem  ao Conselho Supremo. Isso fortalece o lider religioso e enfraquece o Xá. Em 1963 o Xá tenta novas reformas, sendo novamente impedido por Kohmeini. O xá é acusado de favorecer os USA e manda prender Kohmeini. Há uma revolta popular geral e uma repressão violenta e sangrenta, com várias mortes. Em 07/4/1964 Kohmeini é libertado e volta a Qon. Seis meses depois acusa o Xá Pahlavi de vender o Irã aos americanos  (deu imunidade aos militares americanos), sendo preso novamente e exilado na Turquia.
            Em 1963 houve a Revolução Branca para modernizar e ocidentalizar o país, patrocinada pela Xá Reza Pahlavi, que não era aceita pelo povo.
Em 1978 o Xá se isola do clero e decreta a Lei Marcial. Em razão desse isolamento o Xá é o brigado a se exilar em 1979, propiciando o retorno ao país o Lider Religioso Ayatolá Kohmeini, que já exercia grande influência exilado e passa a comandar a política iraniana de vez. Ele é recebido por cinco milhões de iranianos. Os militares tentam impedir, mas são derrotados pela Revolução islâmica. Depois disso houve várias revoltas, vários assassinatos. É estabelecida a Guarda Revolucionária, diretamente subordinada a Kohmeini, sendo aprovada nova Constituição que dá pleno poderes ao líder religioso. O cerne é o Islamismo e o combate  ao capitalismo e o imperialismo ocidental (USA). Em 22/10/1979 os USA permitem a entrada do Xá Rezxa Pahlavi para tratamento de câncer e isso enfurece os iranianos que querem sua extradição para julgá-lo. Em 04/11/1979 estudantes invadem a Embaixada dos USA e fazem reféns seus integrantes.
            Em 25/1/1980 há a 1ª. eleição para presidente do Irã, havendo muitas controvérsias e lutas internas pelo poder. Em  21/3/1980 há o início da Revolução Cultural, cujo objetivo é expurgar a influência dos imperialistas ocidentais ( americana ). Em 07/4/1980 os USA rompem relações diplomáticas com o Irã. Em 25/4/1980 os USA tentam resgatar os reféns, mas falham e oito americanos são mortos numa  tempestade de areia que Hohmeini diz que foi providência do Islã. Ele fica ainda mais prestigiado depois disso. Em 11/7/1980 121 militares ligados ao Xá  são executados. Em 27/7/1980 o Xá morre de cancer no Egito. Em 22/9/1980 começa a invasão do Irã por parte do Iraque. Esta guerra durou oito anos.
            Em 19/1/1981 foi firmado um acordo na Argélia entre USA e Irã para libertação dos reféns da Embaixada Americana e descongelamento de bens iranianos. No dia seguinte, posse de Ronald Reagan como Presidente dos USA,  os reféns são libertados após 444 dias de cativeiro.
            Em 1985 há o Escândalo Irâ/Contras (fornecimento de armas aos iranianos pelos USA).
            Em 1995 os USA impõe sanções comerciais e ao petróleo do Irã, alegando que o país patrocinava o terrorismo e buscava construir armas nucleares.
            Em 2001 um reformista foi eleito presidente do Irã. KHATAMI.
             Em 2002 George W. Bush (USA) denomina Irã, Iraque e Coréia do Norte de “O Eixo do Mal”, por causa dos mísseis de longo alcance desenvolvidos por eles. O Irã protesta. Em setembro desse ano a Rússia começa a construção do 1º. Reator Nuclear do Irã, sob os protestos dos USA. Um ano depois a ONU adverte o Irã sobre armas nucleares.
            Em 2004 os Conservadores do Irã retomam o poder. Em 2005 acontece a Crise Nuclear pois o Irã estaria enriquecendo urânio que poderia ser usado na construção da bomba.
            Em 2006 numa conferência no Irã o HOLOCAUSTO é negado, provocando novas sanções comerciais da ONU. Em 2007 a ONU  diz que o Irã poderá construir armas nucelares em três anos, se desejar. Novas sanções por parte dos USA.
            Em 2008  o  Presidente do Irã Ahmadinejad felicita Barack Obama por sua eleição como Presidente dos USA, oferecendo-se para estabelecer um diálogo com respeito mútuo sobre armas nucleares, quando de seu discurso na ONU em 2009. O Líder Supremo Ali Khamenei critica Obama.
            Em 2009 Ahmadinejad é reeleito Presidente do Irã, formando o 1º. Gabinete com  mulheres. Figuras do alto escalão são acusadas de traição.
            Em 2010 são feitas novas sanções comerciais pela ONU contra o Irã.
            Em 2012 a EU boicota o petróleo do Irã, impondo mais sanções comerciais.
            Em junho de 2013 Hassan Rouhani, clérigo reformista, vence as eleições presidenciais. Em novembro o Irá e o Grupo 5 + 1 (USA, Inglaterra, França, Rússia, China, mais a Alemanha) fecham um acordo para o Irã deixar de enriquecer urânio acima de 5%, em troca da liberação de US 7 bilhões do Irã que estão congelados, dinheiro que irá desafogar bem a economia iraniana e abre uma porta para que a tensa situação existente possa mudar.
                                   SP. 12/janeiro/2014.

                                   GILBERTO BARBOSA DA SILVA
                                               A d v o g a d o

                                   Email: gbs.1977@hotmail.com            

Nenhum comentário:

Postar um comentário