sábado, 17 de maio de 2014

ALGUNS ESTÃO BRINCANDO COM COISA SÉRIA

                                                  QUAL É O RUMO DO BRASIL ?

                Desde o sec. XVIII surgiram várias teorias sobre como o Estado deve ser organizado.
                Entre elas estão: o COMUNISMO, o CAPITALISMO,  o FACISMO  e  o  BOLIVARIANISMO.
                O COMUNISMO, do latim “communis”, significa comum, universal, sendo uma ideologia política e sócio-econômica que pretende estabelecer uma sociedade igualitária, sem classes sociais e apátrida, baseado na propriedade comum e no controle dos meios de produção e da propriedade em geral, não sendo permitida a propriedade privada. Tudo pertence ao Estado (ao povo). A convicção é que a propriedade privada e o acúmulo de riqueza seria a causa dos problemas sociais. Um partido político ( P C ) seria o responsável pela gestão do Estado e pela distribuição da riqueza de forma equitativa, isso numa 1ª. fase.Numa 2ª. fase o estado seria eliminado e o poder entregue ao povo. Uma verdadeira utopia idealizada por KARL MARX, que afirmava ser o comunismo a fase final da sociedade humana, que seria alcançado através de uma revolução mundial do proletariado. O comunismo seria  antítese do capitalismo (seria também a etapa final do SOCIALISMO de Frederic  Hengels). Na fase moderna poderia ser relacionado ao BOLCHEVISMO da Rússia, desenvolvido por LENIN  E  STALIN, seguidos depois pela China e Cuba.  
                O FACISMO é uma forma de radicalismo autoritário nacionalista. Prega um Estado Nacionalista forte, comandado pelo Líder do partido dominante. Surgiu no início do sec. XX (1ª. guerra mundial com os sindicatos italianos). São hostis à democracia liberal,  ao socialismo, ao comunismo, apesar de usarem algumas de suas teorias adaptadas. Exaltam o ultra-nacionalismo, o etnocentrismo e o militarismo.  Vê a violência política, a guerra, e o imperialismo como meios válidos para alcançar suas finalidades, afirmando que as nações e raças superiores devem subjulgar as fracas e inferiores, como no caso da pratica facista usada na Alemanha  pelos nazistas.
                 O BOLIVARIANISMO   é  uma ideologia do  militar e político SIMON BOLIVAR (o libertador da América Latina (espanhola), no início do sec. XIX), segundo a qual os países latinos americanos deveriam se unir contra a influência e dominação estrangeira através do poder econômico e militar. Modernamente usa como base a Justiça Social (inclusão social, com uma distribuição de riqueza mais justa). Um  das ideias é promover o estudo público gratuito e obrigatório e liberta-se do julgo estrangeiro. O exemplo maior do BOLIVARIANISMO  moderno é a Venezuela de Hugo Chaves (Maduro), onde chegou-se ao  máximo de incluir na denominação do estado e das escolas o termo “bolivarianismo”,  pretendendo ser um “socialismo do sec. XXI” para promover uma revolução social na América Latina a partir de 2005, doutrina seguida pelo Equador, Bolívia e,  dizem alguns, pelo governo do Brasil !!!  No seu auge, no início do sec. XIX,  o libertador  SIMON BOLIVAR foi líder da Venezuela, onde nasceu, sendo líder também da Bolívia, Colômbia, Equador, Panamá, e Peru, sendo que no momento, alguns “iluminados” de esquerda querem reviver esse período !
                O CAPITALISMO,  sistema mundialmente consagrado e que tem como seu expoente máximo os USA, superpotência e líder mundial inconteste, tem como base o poder econômico (o capital) para regular e determinar os destinos do Estado e a forma de viver da sociedade, bem como influenciar a economia e o destino das outras nações .
                Quem ousar discordar e desafiar esse sistema tem que ter competência, capacidade e seriedade, que não parece ser o nosso caso, principalmente nos últimos anos, “permissa máxima vênia”.
                                                               SP: 17/maio/2014.

                                                               GILBERTO BARBOSA DA SILVA
                                                                              A d v o g a d o
                                                               Email: gbs.1977@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário