quarta-feira, 2 de julho de 2014

                                                 INVASÕES  FRANCESAS

                        O Brasil foi invadido diversas vezes no sec. XVI por potências europeias da época, Portugal, Espanha, Inglaterra, Holanda e França.
                        Hoje li uma manchete no jornal O Estado de SP (pag.A-10):”JUSTIÇA FRANCESA INDICIA O EX-PRESIDENTE SARKOZI POR TRÁFICO DE INFLUÊNCIA”. Fiquei admirado e invejoso com a notícia, pensando, bem que aqui poderia acontecer a mesma coisa, isso se as invasões francesas houvessem prosperado no Brasil.
                        Não que na França não ocorra corrupção, muito ao contrário, e a prisão e indiciamento do ex-presidente daquele país é a maior prova disso. Mas a diferença cabal entre os dois países é que lá as coisas funcionam, a lei é aplicada, o país é sério (vide De Gaulle), o que já não acontece no Brasil, onde a corrupção corre solta e nada acontece.
                        O ex-presidente da França foi preso e está sendo processado por  CAIXA 2  em sua campanha presidencial de 2007, quando teria recebido 150 milhões do ex-ditador líbio, refugiado em seu país.
                        Se CAIXA 2 desse cadeia no Brasil sobrariam pouquíssimos políticos para assumir mandatos.
                        Mas para amenizar um pouco as coisas, encontrei outra notícia  mais animadora no mesmo jornal  (pag. A-4):”RELATÓRIO TÉCNICOS DO TCU DEFENDEM DEVOLUÇÃO DE US $873 MILHÕES POR PASADENA”, responsabilizando os Diretores da Petrobras, entre eles a Presidente Dilma, pelo mau negócio realizado pela petroleira em 2006, que deu prejuízo aos cofres públicos de 1,3 bilhão de reais. Nada mais justo.
                        Talvez as coisas estejam mudando em função dos fluídos de forças atávicas francesas da Idade Média que aqui permaneceram, o que seria um bom sinal para preservação da  moral, da justiça e da coisa pública.
                        A esperança é a última que morre.
                        Cotia, 02 de julho de 2014.

                        GILBERTO BARBOSA DA SILVA
                                   A d v o g a d o]

                        Email: gbs.1977@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário