domingo, 22 de junho de 2014

DESDE O INÍCIO O SER HUMANO PECA POR AMBIÇÃO

                                      PERSONAGENS   BÍBLICOS

D  A  V  I – segundo rei de Israel, cerca de 1.000 a.C. Herói hebreu que derrotou o gigante filisteu Golias, que tem uma estátua em mármore, esculpida por Michelangelo, em Firenze (Itália). Davi foi pastor, músico,  guerreiro, fora da lei e depois tornou-se rei de Israel.  Foi sucedido por seu filho Salomão, cuja mãe era Betsabéia, que era mulher de Urias, general do reino.
            Davi é citado na Bíblia mais de mil vezes, no Antigo e no Novo Testamento, tendo papel de destaque na história política, militar, na teologia, na música e na poesia. Unificou as tribos e tornou Israel uma nação poderosa, realizando várias conquistas militares, entre outras. Tomou Jerusalém e fez dela  capital política e religiosa da nação dos hebreus. Aí também foi construído o Templo de Salomão.
            A dinastia de Davi durou quase 500 anos, interrompida pelo exílio na Babilônia que havia conquistado Israel em 587 a.C. O esperado Messias por parte dos hebreus deveria ser descendente de Davi.
            Davi teve várias esposas e concubinas e vários filhos também, o que acabou por trazer a discórdia em sua casa, por causa do ciúmes das mulheres e seus filhos, e por causa da desmedida ambição de todos eles. Um  dos filhos, Absalão, fez campanha para tomar o trono do pai e acabou morto numa guerra contra ele. Por causa de tudo isso Davi teve uma velhice bem tumultuada e triste.
S A L O M Ã O - filho de Davi com  Betasabéia, sucedeu o pai e quando indagado por DEUS que riquezas desejava respondeu: “ apenas sabedoria”. Por esta razão Salomão é considerado um dos reis mais sábios de toda a história. Ele construiu o Templo em Jerusalém, do qual sobrou somente o MURO (das lamentações). Teve 300 esposa e cerca de 700 concubinas, segundo consta, mas foi um rei de muito prestígio e sucesso, levando o povo hebreu a várias conquistas, mas como seu pai Davi, em virtude do excesso de esposas e filhos, acabou envolvido e afetado pelo ciúmes e ganância desmedida deles, tendo também uma velhice muito triste.
            CONCLUSÃO: desde o início a ambição desmedida e o ciúmes  levam o ser humano à própria degradação.
                                               SP: 21/JUNHO/2014.

                                               GILBERTO BARBOSA DA SILVA
                                                           A d v o g a d o
                                               Email: gbs.1977@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário